O ânimo produz energia, disposição, vontade, coragem,

Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo”. João 16:33. Quero trazer uma palavra de Deus ao seu coração a respeito do ânimo. O ânimo é o agente ativador da alma, o combustível das emoções. Antes vamos verificar o que causa o contrário do ânimo que o desânimo.

– O poder da comunicação negativa
Em inúmeras situações podemos nos deparar com pessoas que se colocam diante de nós para lograr a nossa alegria. Vejamos o caso do profeta Elias, Jezabel envia um recado para ele dizendo: “amanhã a estas horas, vai acontecer com você, exatamente o que aconteceu com os profetas de Baal.” Ref: I Reis 18. Esteja preparado para neutralizar o poder da comunicação negativa.

– A maneira como encaramos as adversidades
“Se te mostrares fraco na hora da angústia, a tua força será pequena”.

– Questões biológicas e patológicas
Quando estamos enfermos, o abatimento nos sobrevem e por consequência o desânimo.

– O diabo
A obra do diabo é matar, roubar e destruir – Ef 4:22
Não dê brecha para o diabo! A função dele é nos deixar pra baixo e nos roubar a alegria.
Agora veremos alguns conselhos para que sejamos pessoas cheias de disposição e ânimo:

-Tenha fé
A mulher do fluxo de sangue ouviu falar de Jesus – Ref: Mc 5:26-27. Mais adiante, no versículo 34 vemos Jesus dizer: “A tua fé te salvou”. A fé produziu ânimo em uma mulher fraca e debilitada a ponto da mesma enfrentar uma multidão. Quando aquela mulher ouviu falar de Jesus ela teve fé.
Imagine naquela época uma mulher doente querendo tocar Jesus, em uma sociedade em que as mulheres eram tratadas como gato e cachorro. O ânimo daquela mulher era uma coisa incrível.

– Seja cheio do Espírito Santo
A Bíblia diz em Atos 13:52 que depois de Paulo e Silas serem injuriados, caluniados, difamados (elementos para levar uma pessoa à depressão), eles estavam cheios de alegria. Em Listra, o apóstolo Paulo foi apedrejado e dado como morto. O povo achou que ele estava morto, de tão fortes foram as pedradas, ao chegarem perto dele os discípulos – At 14:22, aquele que havia sido apedrejado, confirma o ânimo dos seus seguidores.

– Medite na Palavra – Sl 119:116
A Palavra vivifica, renova… Muitas pessoas vêm até a igreja arrebentadas, sem terem forças para dar um Aleluia, Glória a Deus, vivem de cabeça baixa e reclamando de tudo e de todos, sabe por que? Porque não lêem a Palavra. As pessoas têm a terrível mania de irem atrás de profeta e se esquivam da leitura da Bíblia. Só querem revelação, mas buscar a resposta de Deus na Palavra nada!

– Traga à memória aquilo que te traz esperança
Pense nas grandezas do Senhor para tua vida. Lembre dos muitos livramentos que Ele já te deu. Veja que o fato de você estar vivo já é uma dádiva. Não podemos ficar nos atendo as mazelas que aconteceram há 20, 30, 40 anos atrás. Lembre-se sempre: Jesus morreu por você e isto te dá o direito à salvação.

– Esteja atento às palavras de incentivo
Saia de perto dos fofoqueiros, pessimistas, difamadores. Onísefero, era um cara alegre, positivo, ele fazia Paulo sorrir. Deus o colocou na vida de Paulo para avivar o seu ânimo. Outras referências: Mt 9:2, Mc 5:36, Mt 14:27

– Fique próximo a pessoas que te incentivem
Procure estar perto daqueles que enxergam as bênçãos, ainda que as situações possam estar contrárias, você será encorajado por estes que têm boas palavras a tempo e a fora de tempo.

O ânimo produz energia, disposição, vontade, coragem, intrepidez, persistência, movimento, motivação, entusiasmo, alegria, prazer de viver, esperança…

Que o Salmo 37:5 seja uma realidade na sua vida. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia n’Ele e o mais Ele fará”.

Que Deus te abençoe!

Anúncios
Published in: on julho 29, 2009 at 3:31 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://franciscafesempre.wordpress.com/2009/07/29/o-animo-produz-energia-disposicao-vontade-coragem/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: